quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIA 08 DE SETEMBRO DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

No dia 8 de setembro, o mundo celebra o Dia Internacional da Alfabetização pelo 36º ano consecutivo.
Criada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a data é lembrada no Brasil devido ao elevado número de analfabetos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2004, há no País 14,6 milhões de pessoas analfabetas com mais de 15 anos de idade, o que representa 11,4% da população dessa faixa etária.


 
O Dia Internacional da Alfabetização deve levar em consideração os analfabetos funcionais. Atualmente, 31 milhões de brasileiros com mais de 15 anos de idade têm menos de quatro anos de estudo e não conseguem usar instrumentos de leitura, escrita e matemática no seu dia-a-dia.

Mais da metade dos alunos do Brasil Alfabetizado está nos nove estados do Nordeste. As unidades da Federação com maior número absoluto de analfabetos com mais de 15 anos são Bahia e São Paulo. O primeiro tem cerca de 2,5 milhões de analfabetos; São Paulo, 1,7 milhão.

Devemos lembrar que a Alfabetização começa dentro de casa... os pais também são os principais responsáveis pela educação de seus filhos, cabe à eles incentivar os filhos a estudarem...

Nenhum comentário: